Para que serve a tinta Epóxi

Posted on

A tinta epóxi é uma tinta especial e de alta resistência usada para a pintura de chapas de aço, diversos pisos (como os pisos de garagens), azulejos de cozinhas, banheiros, quadras esportivas e salas de clínicas e hospitais, por exemplo. É feita a base de epóxi e é indicada para quem pretende renovar o visual – principalmente de casa – de forma prática, sem ter que passar por grandes obras e reformas. Também é bastante usada por pintores das áreas de construção civil e industrial.

Por ser uma tinta especial que faz parte das tintas industriais é preciso ter bastante cuidado ao usá-la para que não existam problemas. Ao manuseá-la, leia atentamente a embalagem no verso do rótulo. Seu acabamento pode ser acetinado, fosco ou brilhante. Para a sua aplicação é necessária à utilização de algumas ferramentas como pincel, rolo de lã de carneiro ou um de lã sintética baixa. O rendimento de um galão de tinha epóxi pode ser de até 50m² por vez que você pintar, o chamado “demão”.

As cores da tinta epóxi geralmente são dispostas de acordo com um padrão estabelecido pelos fabricantes, mas também existe a possibilidade de comprar cores personalizadas através das máquinas que misturam as tintas.

Para mudar o visual do seu banheiro, por exemplo, é muito fácil. Basta eliminar com água e detergente qualquer resíduo que possa haver nas superfícies de gordura. Passe em azulejos e no rejunte e deixe secar completamente. Faça a composição de mistura indicada na embalagem e aguarde um tempo de 15 a 20 minutos para começar a aplicação. Após esse tempo, já é possível aplicar a tinta nos azulejos com um rolo especial para a tinta.

Tinta epóxi no banheiro

Dependendo da cor da tinta e da cor que você terá por baixo será necessário aplicar aproximadamente duas ou três vezes a tinta na superfície, com um intervalo de no mínimo 12 horas entre uma aplicação e outra. Normalmente a tinta já vem pronta para o uso, o que facilita bastante o consumidor, só tendo que fazer a sua diluição. Para limpar as ferramentas utilizadas na pintura é indicado usar um solvente indicado pelo fabricante. Normalmente o thinner resolve o problema.

Então, se você pretende dar uma revigorada nesses ambientes da sua casa que utilizam azulejos – como cozinha e banheiro – a tinha epóxi é a mais indicada para que o trabalho seja feito de forma segura e que não estrague o ambiente.


1 Comentário para “Para que serve a tinta Epóxi

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>